quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21/09 - Encontro dos professores com Ilan Brenman

Ilan começou nos contando uma história das Ilhas Canárias, que ouviu em 1999 do contador de histórias e escritor Ernesto Abad. Esta história está recontada no livro As narrativas preferidas de um contador de histórias, do Ilan e chama-se O lenhador e a criação das histórias.
Uma história linda, que nos mostra o poder das narrativas. Ilan, comentando a história, disse que literatura é o lado oposto da ignorância, da violência, ela combate a sombra e a escuridão.


Depois assistimos a um vídeo muito interessante que Ilan montou a partir da seleção de trechos, relacionados com leitura, dos seguintes filmes: Shrek, O Senhor dos Anéis, Três solteirões e um bebê, Kolya, Matilda, Cinzas de Ângela, Hurricane, Minha vida de cachorro, Uma lição de vida e Peixe Grande e suas histórias maravilhosas.
Passamos para o momento das perguntas. A Profa. Sônia comentou, fazendo referência ao vídeo, que as histórias alimentam nosso interior, mexem com nossas emoções, acalmam, nos transportam para um mundo mágico.
Ilan complementou comentando que muitas vezes as escolas não exploram esse potencial que as histórias têm, fazendo um uso equivocado delas, associando-as ao ensino de um conteúdo. Para isto, existe o livro paradidático, e não a literatura, que é um outro caminho.


Também conversamos sobre a preocupação atual de que as histórias sejam politicamente corretas, o que não concordamos. Ler histórias que tenham cenas consideradas violentas não nos tornam violentos, ao contrário, elas azem com que a violência desapareça. A violência existente em nosso país está ligada a outros fatores que nada tem a ver com a literatura.
Ilan também comentou a importância do professor ler para os alunos, e que não há a necessidade de contar histórias caso o professor não se sinta à vontade para isso. Ler as histórias no próprio livro já vai fazer a ponte entre a palavra e o objeto, instigando o aluno a estabelecer esse contato diretamente. E se o professor quiser também contar histórias, será algo a mais nesse processo.
A Profa. Adriana comentou de como ficou emocionada, mesmo sendo adulta, de ganhar um livro, do qual tinha ouvido a leitura no início de uma formação que realizou, no último dia dos encontros.
Também conversamos a respeito da relação entre a literatura e as tecnologias. A criança ao estar em contato com o Ipad, por exemplo, procura movimento, barulho, que é muito diferente da relação que estabelece com o livro, onde ela própria fará o movimento de imaginar os sons e as imagens. No Ipad a criança não está fazendo uma leitura literária.
Ilan também apresentou alguns de seus livros para os professores, entre eles Telefone sem fio, que é bárbaro!


O encantamento com que saímos do encontro entre Ilan e os alunos foi prolongado neste encontro. Obrigada, Ilan!


Um comentário:

  1. Muito legal participar do Sarau !
    Profª Dani você é 10 ! ♥

    ResponderExcluir