quinta-feira, 15 de setembro de 2011

15/09 - Encontro com Lalau e Laurabeatriz

Começamos a manhã falando sobre natureza, animais e livros. Combinação incrível!
A turma do 3°A começou o encontro com o Lalau e a Laurabeatriz contando quais livros deles já conheciam.
Lalau e Laura se conheceram em 1994, quando ela foi chamada pela editora para ilustrar o livro Bem-te-vi, escrito pelo Lalau.


Lalau nos contou que sempre gostou muito de ler e que a vontade de ser escritor veio mais tarde. Laurabeatriz contou que gostava de desenhar desde pequena e costumava fazer ilustrações dos livros que lia, os quais ou não tinham ilustrações ou tinham muito poucas.
Explicaram que alguns livros são mais demorados para serem produzidos porque requerem um processo de pesquisa prévia, como por exemplo, o livro Árvores do Brasil, em que eles foram pesquisar as árvores da Mata-Atlântica e as espécies brasileiras ameaçadas de extinção. O tempo de trabalho deles num livro como esse é de uns 3 ou 4 meses, depois vai para a editora onde leva de 2 a 3 meses para ficar pronto.


Compartilharam conosco também como foi o processo de pesquisa do livro Japonesinhos. Explicaram ainda sobre os outros profissionais envolvidos na produção de um livro, como: revisor ortográfico, revisor técnico, diagramador, entre outros.
As crianças perguntaram de qual livro eles mais gostam. Laura respondeu que gosta sempre do último, que atualmente é Formosuras do velho Chico, que será lançado mês que vem. E Lalau gosta do primeiro, que é o Bem-te-vi. Os dois têm cerca de 30 livros produzidos em parceria.
As ideias para escrever, contou Lalau vem das leituras que fez e faz até hoje, de coisas que lembra da infância, de situações cotidianas e de temas que escolhe juntamente com a Laurabeatriz.
Laura contou que antes de gostar de desenhar bichos, gostava de desenhar gente e que para desenhar bem é só desenhar sempre, assim como escrever.


Transcrevo algumas perguntas feitas pelos alunos e as respostas da dupla para que você conheça um pouco mais sobre eles.

Quais livros vocês mais gostavam de ler quando eram crianças?
Laura: Alice no País das Maravilhas e João Felpudo.
Lalau: Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato.

O que vocês gostavam de fazer quando tinham a nossa idade?
Laura: desenhar e ir à praia.
Lalau: jogar bola e pescar na represa de Guarapiranga.

Se não fossem escritor e ilustradora, o que gostariam de ter sido?
Laura: veterinária.
Lalau: jogador de futebol, centroavante do Corinthians.

Qual o animal preferido de vocês?
Laura: cachorro.
Lalau: passarinho.

E animal selvagem?
Laura: onça.
Lalau: lobo-guará.

Qual música vocês gostam de ouvir?
Lalau: Gosto de chorinho.
Laura: Gosto de Luiz Gonzaga, de forró.


Lalau convidou os alunos para lerem alguns poemas do novo livro da dupla: Elefante, chapéu e melancia, em tudo tem poesia! Adivinha? A turma adorou! Individualmente, em duplas e em trios, leram os poemas do livro todo para os colegas.


Eles terminaram nos dando um conselho muito importante: para que nos tornemos defensores da natureza, das árvores e dos animais e para cada um tentar plantar pelo menos uma árvore, pois se cada um plantar uma, com certeza teremos um mundo melhor. Gabriel complementou dizendo que podemos até criar um distintivo.
Eu já plantei duas árvores das quais estou cuidando e estão lindas! E espero poder plantar mais!

E você que está lendo este relato pode nos ajudar nesta tarefa também!

Ah... e adoramos o desenho que a Laurabeatriz fez para nós. Ficou lindo!

Ótimo encontro, ótimas ideias! Obrigado, Lalau! Obrigada, Laurabeatriz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário