domingo, 25 de setembro de 2011

23/09 - Encontro para os pais - com Dr. Dario Birolini

No dia 23/09, encerramos a programação da 3a. Semana Literária com um encontro destinado aos pais e comunidade.
Convidamos para esse encontro o Dr. Dario Birolini, que é Professor Emérito da Faculdade de Medicina da USP e autor de inúmeros livros médicos sobre vários assuntos como prevenção de acidentes e atendimento de urgência.
Dario iniciou a conversa com os pais fazendo uma apresentação de uma análise crítica da prática médica nos dias atuais.


Pudemos observar algumas mudanças que vem ocorrendo na prática da medicina ao longo dos anos devido ao impacto do crescimento da população de idosos na demanda por assistência à saúde, às informações muitas vezes distorcidas veiculadas pela mídia, aos interesses da indústria farmacêutica, à quebra da relação médico/paciente, a atendimentos superficiais e à solicitações excessivas de exames laboratoriais em detrimento de um atento exame clínico.
Atualmente é investida uma grande quantidade de recursos para prolongar a vida do paciente. A morte é vista como um fracasso, é algo inaceitável e espera-se que o médico faça de tudo para prolongar ao máximo a permanência do paciente nesta vida. Vida? O que acontece na realidade é que se confunde prolongamento da vida com prolongamento do sofrimento.
Além disso, muitas das "doenças" de hoje são, na realidade, consequências de maus hábitos de vida, tais como: alimentação errada, vida sedentária, tabagismo, uso de álcool, vida profissional desgastante, uso de medicamentos sem prescrição médica, entre outros. E não é tomando remédio que vamos tratar dessas doenças, mas sim mudando nossa rotina, adquirindo hábitos saudáveis e cuidando daquilo que é extremamente importante para cada um de nós: nossa saúde! Se cuidarmos da saúde, raramente precisaremos cuidar das doenças.
Ao longo do tempo houve também uma mudança na relação médico/paciente e hoje o médico é visto mais como um provedor de serviços de saúde e o paciente como um usuário e/ou consumidor dos Sistemas de Saúde. Os pacientes já chegam ao médico dizendo quais exames ele deve solicitar e que remédios ele deve prescrever, pois antes da consulta com o médico, já consultou o Dr. Google, os vizinhos, as informações divulgadas pela mídia.
Dr. Dario destacou a importância de termos um médico que nos acompanhe em vez de nos consultarmos cada vez com um profissional ou de termos vários profissionais cuidando de nossa saúde ou ainda de recorrermos a um pronto-socorro. Obviamente sabemos que para quem depende do sistema público de saúde isso é um pouco complicado, mas como bem pontuou o Dr. Dario é importante conversarmos com o médico que nos atende no posto e tentarmos criar um vínculo com ele ou com a equipe para que possamos ser acompanhados.


Também é muito comum atualmente a solicitação de muitos exames de laboratório (muitas vezes sem necessidade) em detrimento de um bom exame clínico. As consequências disso são desde o efeito que podemos sofrer pela realização do próprio exame: a exposição à radiação, por exemplo, que pode provocar câncer até o uso de medicamentos por "achados" de exames, muitas vezes irrelevantes.
Dr. Dario deu uma recomendação extremamente importante: não utilizar medicamentos sem recomendação médica, o uso deve ser feito quando extremamente necessário, pois todo tipo de medicamento tem efeitos colaterais. Tomar remédio sem orientação e acompanhamento também pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico da doença. Além das interações medicamentasosas que vão gerar outros sintomas, fazendo com que o paciente entre num círculo vicioso. Nos sites a seguir, que estão em inglês, é possível consultar os efeitos colaterais e as interações dos medicamentos: www.drugs.com e www.medscape.com
Ao final da apresentação, os presentes puderam tirar suas dúvidas com o Dr. Dario que atendeu a todos eles com muita atenção e carinho. Somos muito gratos!

Termino este relato com duas citações trazidas por ele:

"...a ciência não consiste apenas em saber o que se deve ou se pode fazer, mas também em saber o que se poderia fazer mas que, talvez, não se deva fazer". (Umberto Eco)

"O futuro depende daquilo que fazemos no presente". (Mahatma Ghandi)

E com uma dica de leitura também dada por ele durante o encontro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário