quarta-feira, 21 de setembro de 2011

20/09 - Encontro com Gilles Eduar

Gilles veio para uma conversa com a turma do 3°E. Ele é escritor, ilustrador e músico e em poucos minutos os alunos já estavam super entretidos, ouvindo o contar sobre seu trabalho.
Ele nos contou que foi trabalhando numa livraria para crianças na França que começou a pensar em produzir livros.


Começou a estudar música com 16 anos e depois começou a tocar profissionalmente.
Enquanto nos apresentava alguns de seus livros, Gilles foi nos contando sobre o processo de criação tanto das ideias do texto como dos desenhos.


Nesse momento conhecemos mais detalhadamente dois de seus livros: Espetáculo de Números e As asas do Crocodilo.


Gilles nos mostrou um caderno que utiliza para registrar suas ideias e criar suas histórias e ilustrações. Nesse caderno ele já vai criando o texto e a ilustração. Ele incentivou os alunos a fazerem isso: pegarem um caderno e começarem a criar e registrar suas histórias. Muito bacana essa dica!



Na imagem abaixo ele estava nos mostrando um dos textos e desenhos do seu caderno que, posteriormente, se transformaram numa das páginas do livro As asas do crocodilo. Foi muito interessante poder observar parte desse processo de criação: um primeiro registro da ideia e a ideia concretizada no livro pronto. E mesmo esse primeiro registro não é feito de qualquer modo, é feito com dedicação e paciência, já dando uma ideia muito clara de como ficará no livro.




A conversa sobre desenho também foi muito boa. Ele nos falou que a cor é uma coisa muito importante, é o que dá a alegria do desenho e que desenhar exige paciência. Cada um de nós tem seu próprio traço e não há desenho igual ao outro.



Os alunos produziram alguns desenhos ao longo da conversa, e Gilles foi observando, em conjunto com a turma, os desenhos de cada um e dando dicas do que poderia ser acrescentado, alterado, complementado para aprimorar cada desenho. Foram ótimas dicas! Imagino que a turma vai aproveitar bastante e que sairão desenhos ainda mais supimpas por lá!



Obrigada, Gilles! Foi um encontro muito enriquecedor!


Um comentário: