segunda-feira, 12 de setembro de 2011

12/09 - Bate-papo com Lúcia Hiratsuka

E a turma do 1°D teve hoje sua estreia na Semana Literária. Como entraram na escola esse ano, é o primeiro contato que estão tendo com o projeto.
E começaram muito bem, conhecendo e conversando com a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka.
A turma já conhecia vários livros da autora e ela apresentou alguns outros, entre os quais: A visita, Ladrão de ovos e O ogro e as galinhas.


Os alunos também fizeram perguntas sobre como é o processo de produção do livro e o processo de criação das histórias, como é feita a capa, entre outras.
Lúcia explicou que no desenho não tem certo e errado. Você desenha, se não ficou satisfeito com aquele desenho, vai lá e faz outro e que é muito importante praticar. Também fez alguns desenhos e contou aos alunos quais materiais utiliza.


Falou da relação entre as histórias e a memória. Em cada lembrança que temos da nossa infância ou de algum outro momento que vivemos, existe uma história. E tudo aquilo da nossa memória que tem um sentimento tem uma história para contar.
As crianças quiseram saber de onde veio a ideia para o livro Muli e Lúcia contou que seu pai e sua avó gostavam de contar histórias de monstros, de medo e essas histórias ouvidas na infância foram a fonte de inspiração para o livro.


E a turminha também quis saber sobre o livro, recém-lançado, O Prato Azul-Pombinho que foi ilustrado pela Lúcia. Então ela contou um pouco sobre como foi fazer este trabalho. O livro, de Cora Coralina, conta a história de um prato de porcelana chinesa que pertenceu a bisavó de Cora. É maravilhoso, e as ilustrações são fantásticas, nos fazem parar e dedicar um tempo somente para apreciá-las.


Garanto que este encontro ficará gravado na memória desta turminha! Agradeço mais uma vez à Lúcia por este momento especial!

E agradeço também à Profa. Inês que me ajudou com o registro desse encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário