terça-feira, 20 de setembro de 2011

20/09 - Encontro com Tiago Judas

O primeiro encontro da manhã foi da turma do 4°C com o ilustrador, quadrinista e artista plástico Tiago Judas.
Tiago começou contando aos alunos um pouco sobre seu trabalho. Disse que sempre gostou de desenhar e que desde pequeno gostava de ler histórias em quadrinhos. E apesar das histórias em quadrinhos que mais conhecemos serem aquelas que estão nas bancas de jornais, hoje temos uma produção muito diversificada de histórias em quadrinhos, em livros mesmo, que encontramos em livrarias.
Em seguida, ele apresentou para os alunos os quadros da sua história Direito de subir e, à medida que exibia cada quadro, ia explicando como foi o processo de criação dessa história, como a ideia surgiu e foi se desenvolvendo, como foi seu envolvimento com o personagem, as paradas e como, num determinado momento a própria história ia mostrando o que iria acontecer no próximo ou nos próximos quadros. Foi muito interessante ler e visualizar a história, ouvindo essas informações sobre os pensamentos e as ideias que envolveram o quadrinista em cada momento, o que também nos chamou a atenção para a observação de detalhes dos desenhos.


Depois vimos a versão da publicação desta história em formato de pôster, onde pudemos observar os quadrinhos no tamanho original, o que nos impressionou, pois são bem pequenos e os desenhos são incríveis. Como disse um aluno ao observar o pôster: "Nossa, ele desenha muito!!!"


Tiago contou que sempre teve um caderno de desenho e sugeriu às crianças que também tenham um, onde possam desenhar, escrever histórias, fazer anotações de ideias. Propos que eles tentassem criar suas próprias histórias, como se fosse uma brincadeira.


Os alunos também tinham acessado o blog do Tiago e visto alguns de seus trabalhos de artes visuais. Aproveitaram para expressar suas opiniões sobre o que viram e perguntar algumas dúvidas que tinham sobre o processo de realização desses trabalhos.
Uma aluna também comentou sobre sua história O medo de Edu, que tínhamos lido aqui na Sala de Leitura e depois assistimos a versão com trilha sonora. Eu adoro essa história! Tenho até um desenho impresso de um dos quadrinhos colados no mural do meu escritório.
Tiago deixou para nossa Sala de Leitura uma de suas publicações mais recentes: O mistério líquido e a fatalidade sólida.

E vou terminar inspirada no próprio Tiago: Somos muito gratos pela sua presença, Tiago! Foi muito bom!


Um comentário:

  1. Daniela Neves, vou guardar esse nome. Tem muito trabalho aí, muito mesmo, e como fui professor durante bastante tempo sei o difícil que é.
    Incrível!

    ResponderExcluir