segunda-feira, 19 de setembro de 2011

19/09 - Encontro com Heloisa Pires Lima

Começamos a manhã com um delicioso encontro com a escritora Heloisa Pires Lima. Heloisa começou o bate-papo com a turma do 4ºE apresentando o vídeo com seu livro animado "O marimbondo do Quilombo" produzido pelo Projeto "A Cor da Cultura".


Depois Heloisa passou uma apresentação sobre o livro "A semente que veio da África", contando-nos como conheceu a história que no livro é contada por Georges Gneka. Mostrou também várias imagens de baobás em diferentes regiões da África e em algumas do Brasil. Conhecemos alguns dos nomes que essa árvore tem nessas diferentes regiões.No final do livro, ensina a jogar um jogo africano chamado awalé. Heloisa nos mostrou várias imagens sobre este jogo feito com diferentes materiais e nos explicou as regras para jogá-lo. Nos fizemos nossa versão com caixa de ovo e já tínhamos jogado uma vez, mas hoje depois da explicação da Heloisa, percebemos que não havíamos entendido uma das regras, então vamos jogar novamente e aprender!


Após a apresentação, os alunos fizeram perguntas sobre o trabalho dela como escritora e sobre seus livros.Foi uma manhã muito agradável, em que pudemos conhecer um pouco mais sobre a cultura africana através de um voo pelos quilombos e de um passeio entre baobás!


Agradeço mais uma vez a Heloisa por este encontro!

Um comentário:

  1. Eu amei o nosso encontro com a Heloiza , ela é muito simpatica...

    PROFESSORA DANIELA MUITO OBRIGADA POR TUDO
    E OBRIGADA HELOIZA MUITO OBRIGADA!!!

    NOME:PIETRA SOUSA MARINHO
    SERIE:4 E PROFESSORA:INES

    ResponderExcluir