sexta-feira, 16 de setembro de 2011

16/09 - "Ler para aprender", por Maria José Nóbrega

Na parte da tarde, tivemos mais um momento precioso de formação de professores com a Profa. Maria José Nóbrega, assessora pedagógica da SME, que veio trabalhar conosco o tema: "Ler para aprender - trabalhando com os gêneros não-ficcionais".
Mazé introduziu o encontro com uma parte teórica e depois tivemos um trabalho prático. Na parte teórica vimos que para compreender e produzir um texto precisamos de conhecimentos que vão além do domínio da língua, que são os conhecimentos culturais, sociais, históricos, nossos valores, entre outros... tudo isso também é necessário para que nós consigamos compreender o texto de fato, fazendo uma leitura crítica e nos posicionando em relação ao texto.
Ela apresentou os três níveis de leitura, pelos quais transitamos e avançamos durante o processo de aprendizagem:

E como os sentidos do texto podem ser representados mentalmente de acordo com esses níveis:
(Imagens retiradas da apresentação feita pela Mazé)

Depois, trabalhamos em grupos com um texto sobre aves, retirado do livro Árvore da Vida: A Inacreditável Biodiversidade da Vida na Terra, de Rochelle Strauss. Mazé apresentou-nos esse texto num único bloco, sem a divisão de páragrafos. Em grupo, num primeiro momento, deveríamos sublinhar com uma cor as palavras que nomeavam as partes das aves, num segundo momento, sublinhar com outra cor as palavras que nomeavam os animais vertebrados e por fim fazer a divisão do texto em páragrafos observando as informações que destacamos nos dois primeiros momentos. Ao comparar as divisões que fizemos, percebemos que havia algumas variações e que a proposta coletiva a que chegamos era diferente da realizada pelo autor no livro. Nessas organizações não há certo e errado, são escolhas baseadas em critérios diferentes. O que importa é justamente isso, quais são esses critérios que utilizamos e saber justificar a organização que realizamos com base neles.


Depois trabalhamos com um texto da Revista Ciência Hoje das Crianças sobre o peixe Pirá-brasília, discutindo como fazer e propor um resumo. Fizemos a leitura do texto observando as ideias apresentadas em cada parágrafo. Vimos um esquema montado a partir do texto e por fim analisamos um resumo apresentado. Mazé falou sobre o processo para ensinar aos alunos como se faz um resumo. É importante que seja feito um esquema do texto a ser resumido. No caso do fundamental I, esse esquema pode ser construído coletivamente. Na hora de produzir o resumo, que pode ser feito em duplas, os alunos vão consultar o esquema e não o texto original. Isso facilita que eles utilizem as próprias palavras para escrever. Também é importante ter trabalhado antes com exposição oral do texto: alguns alunos falam sobre o texto para a turma, apoiados no esquema, isso contribui também para o momento da escrita. Para resumir, precisamos ter entendido o texto.


Mazé também esclareceu nossas dúvidas de como trabalhar com o processo de revisão de texto com a turma de fundamental I. Orientou-nos que não podemos exigir que o aluno dê conta de todos os aspectos da revisão ao mesmo tempo, portanto ao propor uma revisão devemos elencar um dos aspectos, em função dos nossos objetivos, para analisar e trabalhar com os alunos. O texto que entregamos para eles analisarem é um dos textos produzidos por um aluno da turma com todos os outros aspectos que não vamos trabalhar naquele momento corrigidos. Dessa forma o foco do aluno será em um aspecto elencado pelo professor. Se vamos trabalhar com a análise da parágrafação, entregamos o texto com questões de ortografia e pontuação corrigidas, por exemplo.
No fundamental I também não é produtivo fazermos revisões sucessivas até corrigirmos todos os aspectos do texto. Podemos aproveitar, inlcusive, para mostrar aos alunos que entre os profissionais envolvidos na produção de um livro, existe também um revisor responsável por observar determinados aspectos no texto do autor e corrigi-los. Na produção de um livro com a turma, podemos fazer a mesma coisa: elencamos um dos aspectos a ser revisado com os alunos, escrevendo no livro que a revisão dos outros aspectos da língua foi feita pelo professor.

Aprendemos muito com este encontro! As atividades práticas propostas foram muito interessantes e importantes para a reflexão sobre o que estamos realizando ali e sobre a nossa prática em sala. Foi ótimo!

Super obrigada, Mazé!

3 comentários:

  1. O encontro com a Mazé, como sempre, foi maravilhoso. Aprendemos muito. Com seu conhecimento da língua e seu bom humor, Mazé foi nos envolvendo e nos fazendo repensar nossa prática pedagógica.

    Nosso muito obrigada e até breve!

    Professora Sônia Regina

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  2. Oie professora daniela lembra de mim a Pietra do 4E. Saudades feliz ano novo que muitas crianças tejam a chance que tivo : ter vc como professora . Que Deus ilumine vc te amo beijão!!

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  3. Pietra querida, claro que lembro! Desejo sucesso na nova escola e que Deus ilumine você também, sempre. Obrigada pelo carinho! Também te amo! Um beijo, Profa. Daniela

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