terça-feira, 13 de setembro de 2011

13/09 - Encontro com Paio Birolini

E tivemos mais uma estreia, dessa vez da turma do 1°C num bate-papo e oficina com o ilustrador Paio Birolini.
Os alunos ficaram meio curiosos logo de início, pois na foto que tinham visto do Paio nos livros que ele ilustrou, ele estava de óculos e ficaram sem entender se era ele mesmo porque atualmente ele não usa mais os óculos. Depois que o Paio contou para eles sobre a cirurgia que fez e que não precisava mais dos óculos a conversa pode começar... rs É a turminha é exigente!
Ele contou para os alunos que é professor de Arte numa escola como a nossa e que tinha um aluno do segundo ano que era amigo dele e tinha lhe dado um presente.
Relembrou com a turma uma história já bem conhecida deles - Pinóquio - e desenhou o rosto dele com o nariz pequeno e depois com o nariz enorme. Fez isso para apresentar o trabalho que iriam realizar nesta tarde: cada um iria criar seu "Pequeno mentiroso" - título dado pelo aluno Ruan do segundo ano da EMEF Desembargador Amorim Lima ao boneco que deu de presente ao Paio.
Paio explicou aos alunos qual seria o processo para a confecção do bonequinho e cada um criou livremente o seu. Depois de prontos, colamos em bases trazidas pelo Paio e cada boneco recebeu o seu nariz, também colado.


Paio destacou um ponto importante nesse trabalho, que trago aqui com as próprias palavras dele: "Acho que um ponto importante a ser valorizado neste tipo de trabalho é a criatividade de cada um, quando não há interferência de um adulto falando aonde tem que colar o nariz e etc. Há que deixar cada um maturar, ter seu tempo para perceber as coisas. Isso é muito característico na minha forma de trabalhar com eles, sem colocar limitadores que façam com que rejeitem o próprio trabalho".
É isso mesmo, Paio! As crianças precisam ter espaço para soltar sua imaginação no momento de criar e nessa hora não cabem limites, nem certo e errado. Interessante... começamos e terminamos o dia falando na importância da criatividade.
Nem preciso dizer, o quanto cada um curtiu fazer seu próprio boneco e sair com ele pela escola.
Faço um agradecimento especial ao Paio, tanto pelo encontro com os alunos quanto pelo belíssimo trabalho que desenvolveu na parte gráfica do convite, programação e certificados da Semana Literária. Valeu mesmo!


3 comentários:

  1. Começando pelo fim...respondi inúmeras vezes a mesma pergunta: " Pro,quando o Paio vai voltar?" ," Amanhã?","Outro dia?"... Tarde maravilhosa!! A proposta realizada pelo Paio, foi uma experiência incrível para cada um dos pequenos,que não foram meros espectadores e puderam vivenciar um pouco o momento de criação, em ambiente agradável e estimulador. Amei a oportunidade e agradeço muuuuuuuuito a você e ao Paio por tamanha generosidade,empenho e carinho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dani pela oportunidade e pelo carinho de todos na escola, é sempre muito interessante ver como os pequenos são curiosos e bem informados, as professoras sempre disponíveis e toda a equipe de apoio entendendo que há um evento importante no local.
    parabéns e continue assim como é próprio da sua personalidade!
    Paio

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula, obrigado pelo carinho e por ter ajudado em tudo junto com a Danielle. A colaboração foi imprescindível e é isso que faz a roda girar!
    Paio

    ResponderExcluir