terça-feira, 13 de setembro de 2011

13/09 - Encontro com Daniela Pinotti e Marcelo Maluf

Hoje foi mais um dia maravilhoso! A turma do 4°A começou a manhã com um encontro que foi uma verdadeira aventura!
Daniela Pinotti e Marcelo Maluf abriram o encontro com um bate-papo. Como diz no livro Meu pai sabe voar escrito pelos dois: "se tem uma coisa que as perguntas não gostam é de não ser perguntadas, pois o destino de toda pergunta é ser livre para viver no mundo". E os alunos mandaram bem libertando as perguntas que estavam em suas cabeças.
Compartilho alguns trechos preciosos dessa conversa.

Marcelo falou sobre a importância da criatividade, algo que todos nós temos, apesar de alguns não acreditarem nisso. Para ele quando alguém diz que não tem criatividade é como se dissesse que não tem coração. Todos somos capazes de criar e a criação é um ato de coragem! Quando Marcelo falou isso me lembrei de algo que um amigo me disse outro dia sobre o significado da palavra coragem, que é agir com o coração. E, pensando nisso, diria que o processo criativo é um momento em que a gente se liberta um pouco ou totalmente dos limites que a razão nos impõe e nos deixamos mover por aquilo que está no nosso eu mais interior.
Contou também que a caixa mágica do Jorge está guardada dentro dele e que cada um de nós tem uma caixa mágica dentro da gente e na hora em que quisermos podemos abri-la e tirar de lá as histórias maravilhosas tão bem guardadas. Ah...você não sabe de que caixa mágica eu estou falando? Então leia o livro Jorge do Pântano que fica logo ali! Não tenho dúvidas de que você vai adorar conhecer o Jorge.
Marcelo e Daniela contaram como foi e como está sendo escrever livros em parceria e o quanto é importante ouvir o outro e ser disponível e generoso, acolhendo as ideias que surgem.
Daniela, que também é psicóloga compartilhou conosco que ouvir as histórias que as pessoas contam e o jeito com elas contam a ajudou a escrever.
O grande barato da literatura, nos disse o Marcelo, é que todo mundo lê a mesma coisa, mas cada um pensa e imagina de maneiras diferentes a história que leu. Contou também que gosta de ler em labirintos, cavernas, sótãos que são espaços mágicos que nos dão a oportunidade de nos entregarmos para a leitura. E completou: "assim como essa sala que é um lugar mágico". E é verdade, a nossa sala é mesmo um lugar mágico!
Bom, já compartilhei bastante coisa, agora vou contar da nossa aventura. Antes porém faltou compartilhar a dica de leitura que eles deram: História sem fim, do Michael Ende.
Marcelo e Daniela trouxeram para cada um de nós uma asa de dedo ultrarrápida que conseguiram com o Júlio, do livro Meu pai sabe voar. Este aqui ó:


Colocamos a asa em nossos dedos, fechamos os olhos e voamos! Sim, voamos! Como era nosso primeiro voo começamos com uma experiência guiada pela Daniela e depois voamos sozinhos, cada um foi para onde quis. Foi simplesmente incrível! Depois os alunos contaram um pouco de sua viagem, eu senti o vento batendo em meu rosto e nos meus cabelos e como a asa era ultrarrápida consegui ir até o Japão. Ah... e a gente pode trazer a asa para casa para fazer novos voos quando tivéssemos vontade!


Marcelo e Dani, obrigada, obrigada e obrigada! Foi um encontro inesquecível!

3 comentários:

  1. Esta foto mostra o real objetivo da Semana Literária: a integração total com autores, i lustradores e leitores. Afinal, o livro só tem sentido se houver uma cabecinha bem curiosa para conhecê-lo. Parabéns à Dani e aos autores que abraçaram um projeto que só visa a formação de mais leitores para o nosso mundo tão cinza.

    ResponderExcluir
  2. Que grande dia num evento belíssimo!!! Que maravilhoso foi estar com vocês!!!Parabéns Dani, parabéns aos envolvidos e às crianças pela generosidade da participação! Abraço gigante!!!Marcelo

    ResponderExcluir
  3. eu adorei muito esse dia foi muito legal a parte da asa ultrarrápida

    ResponderExcluir