terça-feira, 8 de setembro de 2009

Semana Literária - Bate-papo com o ilustrador Paio Birolini

Hoje demos início a I Semana Literária da EMEF Profa. Maria Berenice dos Santos. A abertura oficial foi feita por volta de 8h30 por mim, pela diretora Joelma e pela coordenadora Denise.
Às 9h30 tivemos a primeira atividade: um bate-papo com o ilustrador Paio Birolini com os alunos do 4°ano A e depois às 11hs com os alunos do 2°A e 2°B.
Paio contou aos alunos como é o processo de ilustração de um livro, desde o momento em que recebe o texto do autor até a impressão final. Levou alguns originais de trabalhos para que os alunos pudessem apreciar diferentes técnicas de pintura e também observá-los comparando com o livro.
Depois deixou que os alunos fizessem perguntas. Dentre elas: quanto tempo levava para fazer uma ilustração de um livro, se era preciso ser artista para desenhar, qual o material utilizado (tintas, papéis...), desde quando ele desenhava e quando começou a desenhar profissionalmente, se ele já tinha desenhado super-heróis.
Para encerrar, os alunos desenharam um pouco após ouvirem algumas dicas do ilustrador.

Paio Birolini contando sobre seu processo de trabalho.


Alunos observam os originais dos desenhos juntamente com o livro publicado.

Alunos observam um estudo de rosto de macaco, personagem de uma das histórias ilustradas.


Aluna do 4°ano desenhando após as dicas do ilustrador.

E amanhã tem mais!


Um comentário:

  1. [red] profa eu achei muito legal no dia que nos 4ano fizemos a gravasao do texto da maria amgula que a senhora ficol com muito medo falou eu nao vol dormir anoite e ficol com muito medo mesmo***
    jenyffer bastos ferreira 4 ano a profa sonia
    [te amo muito mesmo]*****

    ResponderExcluir