quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Semana Literária: Bate-papo com Cláudio Fragata

Cláudio iniciou contando sobre sua infância. Contou que quando aprendeu a ler, lia os livros do Monteiro Lobato e, como morava numa fazenda achava que era o Pedrinho.
Falou da importância da imaginação: "A imaginação dá super-poderes pra gente. E um jeito que ajuda muito a gente a imaginar é lendo".
Contou também como é seu trabalho como escritor e de sua experiência trabalhando na Revista Recreio. Compartilhou um pouco da história dos dois livros que está escrevendo: um sobre Santos Dumont (seu segundo sobre ele, o primeiro é "Seis tombos e um pulinho") e outro sobre Saint-Exupéry.
Ressaltou a importância de conhecermos a história do nosso país, ao contar de suas pesquisas para escrever os livros sobre Santos Dumont.
Tatiana Belinky, esteve de certa forma presente, em momentos onde ele contou com imenso carinho, algumas de suas histórias com ela.
Reforçou a dica de que é importante usar a imaginação sempre e não ter medo de sonhar.
Os alunos fizeram muitas perguntas super interessantes, dentre elas: o que os pais deles acharam quando ele resolveu ser escritor, qual o primeiro livro que ele fez, se ele gosta de ser escritor e se já escreveu livro sobre animais.
Não dá para eu contar aqui todas as respostas, mas escolhi duas para compartilhar.
Uma foi sobre qual o livro que ele fez e mais gostou. Ele respondeu que livro era como filho e que, portanto, ele gostava por igual de todos.
E sobre qual foi o primeiro livro que escreveu, contou que considera como primeiro, o livro "As filhas da gata de Alice". A idéia desse livro surgiu de duas coisas: do livro predileto dele "Alice no País das Maravilhas" e da paixão que ele tem por gatos, tem 4 em casa.
Para encerrar, uma surpresa: sorteou três exemplares do livro "Era uma vez para sempre". Na última foto ele autografa o livro de uma das alunas que foi sorteada.
Tenho a certeza de que esse encontro ficará para sempre na lembrança de cada um.
Para saber mais: www.quintaldoclaudio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário