quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Semana Literária: Bate-papo com Lia Zatz

No bate-papo com a Lia pudemos conhecer o trabalho dela mais de perto, vendo as diferenças entre os livros que ela escreve, o que foi um grande aprendizado.
Contou trechos de suas histórias, dentre elas a do livro "Era uma vez uma bruxa" que divertiu bastante as crianças, pois faz um jogo entre palavras e desenhos.
Explicou a diferença entre livro de ficção e livro informativo, exemplificando: o livro "Era uma vez uma bruxa" é um livro de ficção, uma história inventada. Já "Aventura da escrita" é um livro informativo, uma história real.
Os alunos queriam saber sobre de onde veio a ideia para escrever "Suriléa-mãe-monstrinha", que já tínhamos trabalhado nas aulas de leitura. Lia contou que foi o primeiro livro que ela escreveu e que tem a ver com a sua própria vida, quando as filhas dela eram pequenas, e estavam sempre puxando-a para um lado e para outro, querendo atenção ao mesmo tempo. Num determinado dia, ela começou a dizer que queria ter duas cabeças quatro braços, quatro pernas...Então as filhas começaram a rir e o marido disse porque você não escreve uma história. Daí surgiu o livro.
Outro aluno quis saber de onde ela tirava tanta inspiração. Ela explicou que considera que escritor não é uma pessoa que tem mais inspiração do que as outras, que as crianças tem até muito mais inspiração que os adultos. A diferença é que o escritor decidiu trabalhar com aquilo, é a profissão dele, então ele faz, relê, corrige, lê novamente, refaz, estuda. Acrescentou: "Para mim, ler é fundamental. Quando estou sem inspiração vou ler, pois isso me ajuda a ter ideias".
Deixou de presente para a Sala de Leitura, o livro "Era uma vez uma bruxa". Bom, pois a nossa curiosidade para saber a continuação da história está grande.
Um encontro que contribuiu bastante para a formação de leitores.
Quem quiser saber mais: www.liazatz.com.br

Eu, me divertindo com a conversa...




Nenhum comentário:

Postar um comentário