sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Semana Literária - Bate-papo com Lalau e Laurabeatriz

Lalau iniciou o bate-papo perguntando qual é a primeira coisa que a gente precisa para escrever um livro. Os alunos então foram falando papel, imaginação, criatividade, computador... E Lalau respondeu: "A primeira coisa que a gente precisa para escrever um livro é ler outros livros. Conhecer ideias de outros autores, as palavras, o jeito de escrever. Eu leio mais do que escrevo".
E Laurabeatriz acresentou: "Eu também, pra desenhar leio muito. Preciso estudar, pesquisar, conhecer aquilo que vou desenhar".


Depois contaram um pouco a respeito do processo de produção de seus livros. Primeiro escolhem um tema como, por exemplo, animais japoneses. Fazem pesquisas a respeito do assunto em outros livros, revistas, internet e então fazem um ensaio do livro.


Laura contou que costuma usar guache e giz pastel para desenhar.
Também contaram, a pedido dos alunos, sobre a coleção Brasileirinhos que fala de animais brasileiros ameaçados de extinção.
As perguntas neste encontro foram muitas, todas elas muito interessantes, vou tentar compartilhar algumas, juntamente com suas respostas:
Qual é seu animal preferido? Laurabeatriz: cachorro e Lalau: passarinho.
Como vocês se conheceram? Lalau escreveu o Livro Bem-te-vi, publicado em 1994. E quando foi para a editora, a Laurabeatriz foi quem ilustrou e aí eles se conheceram.
É difícil pensar as histórias para escrever? Lalau: Escrever tem que treinar como futebol. Erra, volta, conserta e chega uma hora que fica mais fácil.
Você queria ser outra coisa em vez de ser escritor? Lalau: Jogador de futebol.
De onde surgiu a ideia de você ilustrar? Laurabeatriz: Desde pequena eu sempre desenhava. Também já trabalhei escrevendo, mas foi por pouco tempo.
Qual foi o primeiro livro que você escreveu? Lalau: Bem-te-vi.
E que você leu? Lalau: Não foi o primeiro mas o que marcou foi "Três escoteiros de férias no rio Paraná"
E você, Laurabeatriz, lembra qual foi o primeiro livro que você leu? Também não foi o primeiro, mas o que marcou foi João Felpudo.
Quando você era pequena queria ser o que quando crescer? Laurabeatriz: Aeromoça.
Qual é o seu animal preferido do mar? Laurabeatriz: Tubarão e Lalau: Caranguejo.


E mais como: Quantos anos tinha quando começou a escrever? Quantos anos você tem, Lalau?
Quanto tempo demora para escrever um livro? E para ilustrar? Qual o último livro que vocês fizeram? Quem foi que fez os cd's com suas poesias? Que escritor gostam de ler? Já houve algum momento em que o desenho inspirou a poesia? Que escritor você gosta que já morreu? E por aí foi...

Em um momento deste bate-papo Laurabeatriz fez um desenho para nós.


E Lalau recitou uma de suas poesias, que está no livro "Hipópotamo, batata-frita e nariz". Vou transcrevê-lo, pedindo perdão se a distribuiçao dos versos for diferente.

Um poema bem feitinho

Descobri que os pássaros banham-se no arco-íris
Flores, são beijos que germinam durante os sonhos
Manhãs, são esculpidas em pleno ar
Chuvas, ora são guizos, ora sorrisos
E não existe nenhuma diferença
entre uma criança e uma estrela-do-mar.

Foi um bate-papo muito bacana: aprendemos muito!






Um comentário:

  1. SEM DÚVIDA OS ALUNOS FICARAM IMPRESSIONADOS EM CONHECER ESTA DUPLA MARAVILHOSA E EM PODER VER,LIVRO E ENSAIO EM MÃOS.
    MOMENTOS INESQUECÍVEIS!!!!!!!!

    ResponderExcluir