sexta-feira, 3 de setembro de 2010

2a. Semana Literária - Encontro com o escritor Cláudio Fragata


No dia 02/09 os alunos do 3° ano C encontraram o escritor Cláudio Fragata.
Os alunos haviam lido vários livros dele, mas um que gostaram bastante foi Seis Tombos e um Pulinho, que fala sobre Santos Dumont. E a conversa começou aí: com o Cláudio falando sobre como foi escrever sobre nosso grande aviador, como foi o trabalho de pesquisa e sobre seu contato com um sobrinho-neto de Santos Dumont com quem teve a oportunidade de conversar e aprender muitas coisas.

As crianças falaram do que descobriram através da leitura do livro e fizeram várias perguntas.
Depois conversaram sobre os outros livros dele que tinham lido. E Cláudio contou dos livros que acabou de terminar de escrever e em breve serão lançados.
Uma das curiosidades das crianças era saber sobre a paixão de Cláudio por gatos. Então ele contou que adora bichos no geral, mas que gosta especialmente dos gatos.
Um aluno perguntou quando Cláudio começou a gostar de histórias. Ele contou para as crianças que gosta de histórias desde sempre, que na casa dele todos gostavam muito de ler e como ele era o mais novo, todos contavam histórias para ele. E era bacana porque cada um tinha o seu jeito de contar.

Quando criança, mesmo antes de saber escrever, Cláudio ficava rabiscando e inventando histórias. Depois mostrava para as pessoas e como elas não conseguiam ler o que ele tinha escrito, ele pensava "Coitadas... elas não sabem ler".
No final desse encontro, Cláudio fez uma proposta para as crianças: que eles inventassem um personagem. Depois os alunos irão escrever a história desse personagem e enviaremos para ele.
Agradecemos mais uma vez ao escritor Cláudio Fragata, por esse encontro que foi tão bacana e nos deixou com vontade de ler mais e mais. E também com ideias para escrever.
Para conhecer mais sobre o trabalho dele, visite o blog: www.quintaldoclaudio.com.br

Um comentário:

  1. O encontro com Cláudio Fragata foi muito gostoso. Os alunos conheciam o livro Seis tombos e um pulinho e puderam conversar com o autor a respeito dele. O que eu achei mais interessante foi o autor contar aos alunos o processo de pesquisa necessário para se construir uma obra que falasse de Santos Dumont, mostrando que as ideias nem sempre nascem prontas na cabeça do escritor, mas podem ser fruto de estudo e observação.

    Cláudio,
    Obrigada por sua presença que aumentou ainda mais em nós o gosto pela leitura.

    Sônia Regina Oliveira
    Profª do 4º ano A da EMEF Maria Berenice dos Santos

    ResponderExcluir