segunda-feira, 20 de setembro de 2010

2a. Semana Literária - Visita à EMEE Helen Keller

No dia 08/09, fomos com nossos alunos do 4º ano visitar a EMEE Helen Keller, da DRE Ipiranga. Essa escola atende cerca de 400 alunos surdos, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.
Iniciamos a visita divididos em grupos conduzidos pelos alunos para conhecer os espaços da EMEE. Foi muito gostoso conhecer a escola guiados por eles, sendo contagiados pelo encanto com que falavam das atividades que desenvolvem cada espaço.

Na foto acima, estamos conhecendo a Sala de Leitura e abaixo, o Jardim dos Sentidos.

Continuamos a visita no auditório, onde nos reunimos para ouvir histórias e piadas. E o mais legal: tudo em LIBRAS.
As alunas Letícia e Ana Paula nos contaram a história "A lebre e a tartaruga" e o aluno Manoel Ivan contou piadas. E outro aluno fez uma brincadeira simulando uma luta de boxe, envolvendo nossa turminha. Eles foram fantásticos!!!! Ficamos impressionados com a forma como incorporaram os personagens e representaram. Bom demais!

No auditório também fizemos uma brincadeira, onde cada grupo tinha que representar uma frase para o outro adivinhar. Os alunos da nossa escola não podiam usar a fala e os alunos da EMEE não podiam usar LIBRAS.

E terminamos com jogo de queimada na quadra. Oba!


A preocupação que nossos alunos estavam de não entenderem ou não serem entendidos praticamente acabou logo que chegamos lá. No final eles já estavam nos ensinando o que tinham aprendido em LIBRAS e nos contando o que tinham conversado com os alunos durante o passeio.
Quando falamos que estava na hora de ir embora, o que ouvimos foi: "Ah... professora, eu queria ficar mais...".
Agradeço o carinho de toda a equipe e todos os alunos que nos receberam tão bem e agradeço especialmente a Profa. Vera, POSL da EMEE e a diretora Mônica Amoroso. Foi uma visita maravilhosa!

4 comentários:

  1. A visita à EMEE Helen Keller foi uma delícia. Nossos alunos se sentiram "em casa", pois foram recebidos com um carinho muito grande per parte dos alunos de lá. Foi um importante momento de interação mostrando a todos nós que conviver com as diferenças só nos faz bem.

    Sônia Regina Oliveira
    Profª do 4º ano A da EMEF Maria Berenice dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o passeio no onibus quando estavamos indo embora comentamos:-Queria estudar lá,é muito lindo a escola.

    Obrigada por escolher um passeio para uma escola linda igual a EMEE Helen Keller adoramos!!!
    Beijos

    Thais silva
    Aluna da 4º ano D.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a visita na escola. A gente aprendeu a falar em língua de sinais e também aprendemos que tem gente que escuta. Eu pensei que não. Eles são bem carinhosos. Eu só tenho que agradecer a escola Maria Berenice dos Santos. Assinado JENYFFER BASTOS FERREIRA

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da amostra cultural foi muito divertido

    ResponderExcluir