quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2a. Semana Literária - Encontro com o ilustrador Paio Birolini

O ilustrador Paio Birolini contou para as crianças como realiza as ilustrações dos seus livros. Levou alguns originais e materiais que utiliza para mostrar aos alunos.

Explicou como é o seu processo de criação: recebe o texto, analisa, faz um rascunho e manda para o autor ou a editora darem uma opinião. Depois faz o desenho final, modificando o que for necessário. Geralmente, ele desenha a mão, contorna em preto e passa para o computador onde faz a pintura. Mas em alguns livros como: A estrelinha de Natal, o processo foi feito todo a mão, utilizando tinta.

Propos aos alunos um trabalho em parceria: que eles escrevam uma história coletiva e enviem para que ele ilustre seguindo o processo acima.
Por fim, fizeram uma brincadeira de criar caretas. Paio entregou várias formas com diferentes papéis coloridos para que cada aluno produzisse uma careta. Nesse momento, conversou com os alunos que é possível ilustrar utilizando diversos materiais e técnicas, como por exemplo uma colagem de papéis ou tecidos. E sugeriu que eles observem essas técnicas e materiais quando estiverem lendo.

Paio também levou para dar aos alunos exemplares de livros que ilustrou .
Agradecemos mais uma vez ao ilustrador Paio Birolini por sua participação na nossa Semana Literária. Provocou nosso olhar para a arte e instigou nossa imaginação!


Conheça mais sobre seu trabalho no blog: http://paiobirolini.blogspot.com

7 comentários:

  1. Nada melhor do que a ARTE para nos encantar, melhor ainda é viver e apreciar a ARTE com o talento de Paio Birolini!!Suas obras têm um perfil cômico , transmitem alegria e nos transformam em crianças diante delas.Parabéns Paio, parabéns Daniela por nos proporcionar alegria!! Azenilda Lomas

    ResponderExcluir
  2. O encontro com o ilustrador Paio Birolini foi muito interessante e divertido. Os alunos acompanharam o processo de criação das ilustrações, desde a primeira ideia do ilustrador ao ter contato com o texto escrito até chegar ao produto final. Puderam ver os materiais utilizados como papéis, pincéis e lápis especiais, tiveram dicas de como passar o desenho para o computador e puderam realizar uma oficina em que todos, inclusive eu, nos divertimos bastante. Todos os alunos saíram do encontro com um livro autografado e cheios de ideias na cabeça para escrever a história que Paio irá ilustrar.

    Paio,
    Parabéns por seu talento!
    Quero agradecer o carinho com o qual nos acolheu.

    Sônia Regina Oliveira
    Profª do 4º ano A da EMEF Maria Berenice dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Oi foi muito bom conhecer este ilustrador por que:
    Aprendemos como criar um livro, como fazer desenhos,e tb conheser a vida de ilustradores como ele.


    Alexandra e Eduarda
    4º anoi A

    ResponderExcluir
  4. Nós tres adoramos a visita desse ilustrador na escola ele deu um livro autografado por ele pra cada um da nossa sala e também desenhos diferentes

    agradecemos a presença dele

    ResponderExcluir
  5. Gostamos muito do encontro com o Paio Birolini.
    Foi muito interessante e divertido,ele nos presenteou com livro desenho.Foi para nóis muito importante,por que agente fez umas caretas muito legais, adoramos tudo.

    Lincoln,Rainan e Patricio

    ResponderExcluir
  6. Eu Gabrielle adorei as fotos e os trabalhos que nós fizemos .

    Gabrielle
    4º ano A

    ResponderExcluir
  7. O encontro foi muito legal ele deu livro desenho q ele mesmo fez..

    ♥ PAIO ♥

    YASMIM D. GOMES, 4ªA

    ResponderExcluir