terça-feira, 31 de agosto de 2010

2a. Semana Literária - Encontro de educadores com Ilan Brenman e Maria José Nóbrega


Na Semana Literária deste ano conseguimos fazer um encontro sobre leitura para educadores.
Vai ser difícil encontrar palavras para dizer o quanto esse encontro foi fantástico!
A conversa deliciosa com o Ilan e a Mazé já começou no carro à caminho da escola. Conheci mais dois livros do Ilan que adorei! Um é A busca de Esmeraldo, uma história linda e o outro, que acabou de sair do forno, é Mamãe é um lobo! Não deixem de passear por eles.
Maria José é assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e também é uma das escritoras dos livros: Diga um verso bem bonito!, Enrosca ou Desenrosca?, Era uma vez...três! e Salada, Saladinha - Parlendas.

Mazé falou sobre "Literatura na escola". Retomou o modo como a leitura foi entendida ao longo da história, pois o pensamento de que ler é produzir sentidos a partir da interação entre autor e leitor através do texto é algo que nem sempre existiu.Também conversamos sobre as habilidade de leitura na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e os gêneros que podem ser mais explorados com essas faixas etárias para favorecer o desenvolvimento dessas habilidades.
Contou-nos a história João Felizardo: o Rei dos Negócios, de ângela Lago para falar da importância das ilustrações. As duas linguagens, texto e imagem, compartilham as páginas e dialogam entre si e com o leitor. O texto da imagem é um outro texto que muitas vezes problematiza o que o texto escrito diz e permite que as crianças criem outra narrativa.
A ilustração também favorece o desenvolvimento da autonomia nas crianças que estão aprendendo a ler. É possível ler através da imagem antes de fazer a leitura de decifração.
Por fim, contou nos um pouco sobre o livro A escolarização da leitura literária, de Magda Soares para pensarmos o que podemos fazer para promover a boa escolarização da leitura literária.
Ilan é, além de escritor, um contador de histórias maravilhoso! Poderíamos passar o dia ouvindo-o contar histórias que não sentiríamos as horas passarem.
Sua fala nos fez sentir o quanto as histórias são importantes nas nossas vidas. E compartilhou conosco histórias que viveu, histórias que ouviu contar, histórias que criou, histórias que leu.
Nas próximas linhas vou parafrasear e citar alguns trechos da nossa conversa.
Ilan relacionou a leitura a um conceito muito interessante, o de felicidade. Retomou a essência dessa palavra que vem do grego e significa "estado de espírito bom". A felicidade na sua origem está relacionada a algo coletivo, ao bem estar social. Atualmente pensa-se muito numa felicidade individual. Ler e leitura vêm da palavra colheita. Podemos dizer que ler é quando você só pega o fruto, mas não experimenta e Leitura requer a ação de pegar, morder e experimentar. Isso tudo para refletirmos na possibilidade da felicidade com a leitura.
"A leitura não é a salvação do mundo, mas contribui. Aquele que tem na sua vida a possibilidade de ter a experiência de leitura tem mais escolhas".
A palavra escola vem do grego e significa ócio. Tempo para contemplar, observar, estudar, tempo para crescer espiritualmente, intelectualmente. É preciso abrir espaço para que o ócio aconteça na escola, dar tempo da leitura para a criança, tempo para a prática do ócio.
"Para mim a leitura é transgressão: é ir além, é transbordar as paredes, possibilitar que o olhar da criança sobre o mundo saia do que é familiar, do que é conhecido..."
Um encontro maravilhoso que proporcionou muito encantamento, aprendizado e provocou reflexão.
Agradeço o Ilan e a Mazé mais uma vez pelo carinho e por nos terem proporcionado esse momento de felicidade!
Ah...e não deixe de visitar o site do Ilan para conhecer seus outros livros: www.ilan.com.br
Agradeço aos professores da nossa escola pela participação e aos professores da EMEF Pracinhas da FEB, EMEF Mauro Faccio Gonçalves - Zacaria, EMEF Carolina Rennó e a POSL Mônica, da EMEF Eduardo Prado que estiveram presentes nesse encontro.

2 comentários:

  1. Nossa, que legal ouvir o teu relato. O Ilan e a Mazé são duas pessoas que eu admiro bastante! Bom saber que outras pessoas compartilham desse sentimento! abços
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. O encontro com o Ilan e a Mazé foi demais. Além de termos a presença dessas duas feras, também pudemos contar com a presença de professores de outras EMEFs preocupados em discutir a leitura na escola. Esse encontro pioneiro mostrou que é possível extrapolar os muros da escola a fim de melhorarmos nosso olhar acerca da leitura.

    Obrigada Ilan e Mazé pela oportunidade que nos deram!

    Sônia Regina Oliveira
    Profª do 4º ano A da EMEF Maria Berenice dos Santos

    ResponderExcluir