segunda-feira, 30 de agosto de 2010

2a. Semana Literária - Encontro com a escritora Heloisa Pires Lima

Nossa 2a. Semana Literária começou iluminada com a presença da escritora Heloisa Pires Lima.
Heloisa contou-nos a história de um de seus livros, A semente que veio da África, que fala sobre uma árvore: o baobá ou embondeiro ou bubakabu ou Adansonia Digitata. Já deu para perceber que ela é conhecida por vários nomes, não é?! Seus nomes não acabam aí e variam de acordo com as regiões onde a encontramos. O baobá também é conhecido como a árvore da sabedoria, pois quando você senta debaixo de um baobá, você faz um elo com o Criador e clareia suas ideias.
Além disso, ficamos sabendo que essa árvore pode chegar a viver 6 mil anos e a medir 45 metros de diâmetro. Incrível!!!
Aprendemos como jogar awalé, um jogo cujas peças são as sementes do baobá e podemos adaptá-lo usando sementes de árvores brasileiras. Esse crocodilo é um tabuleiro para jogar awalé que Heloisa trouxe para mostrar para a gente.

E como não dá para contar tudo aqui, sugiro que vocês leiam o livro A Semente que veio da África. Garanto que irão gostar e aprender muito sobre essa árvore especial.

Leia também: Histórias da Preta, O comedor de nuvens, Lendas da África Moderna e O Espelho Dourado.
Em sua apresentação Heloisa também contou-nos que lá na África eles costumam dizer que a sabedoria é como o tronco de um embondeiro. Uma pessoa sozinha não consegue abraçá-lo.
Agradeço, mais uma vez, a escritora Heloisa Pires Lima, que aceitou fazer parte desse abraço na leitura participando da nossa Semana Literária, e compartilhando conosco histórias tão encantadoras.


2 comentários:

  1. Estar tão próximo de pessoas que, através dos seus livros despertam em nós sensações diversas e inexplicáveis, é um momento tão mágico que custamos acreditar ser real.Agradeço imensamente à Prof. Daniela por esta oportunidade única.(Azenilda Lomas)

    ResponderExcluir
  2. O encontro com a escritora Heloisa Pires Lima foi muito emocionante. Ela nos fez viajar com seu conto africano e nos fez conhecer a semente que veio da África, apresentando-nos o baobá.
    Quero agradecer a presença tão cativante dessa escritora que emocionou alunos e professores e enriqueceu nossa Semana Literária.

    Sônia Regina Oliveira
    Profª do 4º ano A da EMEF Maria Berenice dos Santos

    ResponderExcluir