terça-feira, 31 de agosto de 2010

2a. Semana Literária - Encontro com os escritores Marcelo Maluf e Daniela Pinotti

O segundo dia da nossa Semana Literária começou cheio de inspiração. A turma do 4° ano D conversou com os escritores Marcelo Maluf e Daniela Pinotti.
Eles começaram contando um trecho de um dos livros deles Meu pai sabe voar, que conta a história de um garoto chamado Júlio que gosta muito de tudo que voa e todos os dias o seu pai, quando chega do trabalho, dá para ele uma asa de presente. A cada dia é uma asa diferente e eles voam juntos toda noite embalados pela imaginação.


O que acontece depois eu não vou contar aqui, o que posso dizer é que a história é linda e vocês não podem deixar de ler:

Os alunos fizeram muitas perguntas sobre o trabalho deles e sobre o livro do Marcelo que já tinham lido: Jorge do Pântano que Fica Logo Ali.
Marcelo e Daniela falaram sobre a importância da leitura para poder escrever, contaram que lêem muito e que costumam contar histórias um para o outro, ressaltando o poder que as histórias têm nas nossas vidas.
Explicaram como foi o processo de escrita dos livros que escreveram juntos e o que acontece depois que encaminham o texto para a editora.
Também deram dicas que podem nos ajudar na hora de escrever uma história como: observar as coisas que acontecem no cotidiano, ter um caderninho sempre junto para anotar as ideias que vão surgindo. E Marcelo acrescentou: "Para você poder escrever, você tem que ler, ler, ler e escrever, escrever, escrever".
Daniela propôs para nós uma brincadeira muito bacana: para pensarmos rápido e dizer alguns títulos de histórias que viessem à nossa cabeça. Surgiram ótimas ideias, inspiradoras! Acredito que a turma vai se aventurar a escrever algumas histórias a partir delas.
Em outro momento, onde os alunos começaram a criar juntos com eles o início de uma história, puderam perceber como a leitura é importante para a criação, pois citaram coisas que já tinham conhecido através da leitura.
Agradeço muito ao Marcelo e a Daniela por terem compartilhado suas histórias maravilhosas conosco e por terem nos proporcionado um momento tão prazeroso que nos deixou com vontade de viajar pela imaginação no mundo da leitura e da escrita.
Para saber mais visite o blog do Marcelo www.labirintosnosotao.com e da Daniela www.psicoacao.com

Um comentário:

  1. Oi adorei falar com os autores Marcelo Maluf e Daniela Pinotti foi muito legal!
    Adorei o trabalho Daniela!!!
    Beijos

    ResponderExcluir