terça-feira, 18 de maio de 2010

3° anos - Trabalhando com Carta

No final 1° bimestre, também nos 3° anos, inicamos o trabalho com o gênero "carta" que terá continuidade neste bimestre.
Começamos o trabalho lendo alguns trechos selecionados por mim previamente das cartas de Pero Vaz de Caminha e Padre José de Anchieta e conversando sobre eles.
Dessa leitura surgiu um interesse dos alunos para saber mais a respeito dos indíos e da cultura indígena. Como eles me fizeram perguntas como: se índios comiam gente, se ainda andavam pelados e se não tinham vergonha, se sabiam escrever, se viviam na Amazônia. Então numa aula posterior li para eles alguns trechos de livros do escritor Daniel Munduruku e discutimos a respeito das questões levantadas.
Retomamos o trabalho, lendo trechos do livro Felpo Filva, da Eva Furnari, onde um coelho, poeta e escritor, que vive muito solitário, recebe uma carta diferente de uma de suas leitoras comentando um de seus poemas e a partir daí passa a se comunicar com ela.


Neste momento, estamos lendo e conhecendo melhor a estrutura de cartas do leitor das revistas Recreio e Ciência Hoje das Crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário