domingo, 2 de maio de 2010

2º anos - Trabalhando com Contos tradicionais

Neste 1º bimestre, iniciei o trabalho com "Contos tradicionais" nas turmas de 2º ano (EF 8 anos), através das atividades propostas nos novos Cadernos de apoio e aprendizagem, realizados por SME em parceria com a Fundação Padre Anchieta.
Os cadernos propõem um trabalho em parceria entre as professoras regentes e a POSL (no caso, eu).
Na primeira história, Chapeuzinho Vermelho, uma versão dos irmãos Grimm, logo no início da nossa conversa um aluno falou: "Essa história está errada...A Chapeuzinho não leva um potinho de manteiga para a vovó e o lobo não come a Chapeuzinho". Exploramos as outras diferenças que apareciam em relação à versão conhecida por eles e expliquei o que era uma "versão" de uma história.
Na segunda leitura, Branca de Neve, também dos irmãos Grimm, eles já falavam "essa versão é diferente da que a gente conhece". O momento da conversa sobre a história foi bem interessante. Uma turma quis fazer perguntas sobre morte, após um aluno ter perguntado o que era um caixão (na história, a Branca de Neve é colocada num caixão de vidro). Queriam saber como os mortos eram colocados dentro do caixão, se animais como ratos e morcegos comiam a pele e só sobrava o osso, se era verdade que as pessoas podiam ser queimadas em vez de enterradas e um aluno também perguntou: "Não é verdade que as pessoas são enterradas no microtério?".
Também surgiram questões sobre porque não neva aqui em São Paulo. As hipóteses deles foram: porque aqui faz mais calor que nos lugares onde neva e por causa do aquecimento global. Nossa conversa rendeu bastante a partir das hipóteses deles tanto sobre a morte quanto sobre a neve. Ao falar sobre a história, os alunos já mostravam conhecimento das características do gênero, identificando os elementos marcantes dessas características.
Na semana passada inicamos o empréstimo de livros de contos tradicionais para serem lidos em casa com a família, o que daremos continuidade nesta semana. Aos pais leitores deste blog, conto com vocês para este incentivo à leitura!
O trabalho em parceria está acontecendo de maneira muito produtiva e aos poucos vou compartilhando por aqui. Nos próximos posts falarei um pouco sobre o trabalho com os 3º e 4º anos.
Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário