quinta-feira, 16 de julho de 2009

Avaliação - parte II

Consegui terminar de ler todas as avaliações e fazer uma espécie de quadro resumo de cada sala para que possa dar uma devolutiva aos alunos. Gostaria de agradecer todos os alunos, que levaram a sério este momento e expressaram muito bem suas opiniões.
A ideia é fazer a devolutiva no início do 2° semestre, pois agora, como diz no livro "Minhas férias, pula uma linha, parágrafo", o corpo dos alunos está na escola, mas a cabeça já está nas férias.
Gostaria de compartilhar algumas colocações deles. Em uma das perguntas pedi para que falassem a respeito do empréstimo de livros, de como tinha sido a leitura em casa: "Eu me diverti", "Minha mãe leu pra mim e eu adorei muito", "Foi muito bom, bastante descobertas", "Foi assim: eu consegui ler em família", "Foi bem legal, porque era poesia e eu adoro poesia".
Outra pergunta foi se o trabalho desenvolvido na Sala de Leitura tinha feito com que eles tivessem mais vontade de ler: "Sim, porque a gente descobriu o que está escrito" (1°ano), "Sim, porque queria ler as histórias que a professora contou e também contar para outras pessoas", "Sim, porque percebi que ler faz muito bem", "Sim, porque antes eu só ficava assistindo TV. Aí quando eu me toquei. Aí eu comecei a ler livro", "Sim, porque coloca mais ideia, mais sabedoria", "Sim, porque na sala de leitura a gente lê muito", "Sim, porque é muito legal ler e eu não gostava, mas ela me ensinou a gostar de ler e muito".
Também falaram a respeito do que aprenderam, do que gostariam de aprender, do que mais gostaram e avaliaram meu desempenho. Espero que no segundo semestre consiga mudar aquilo que os alunos me sugeriram. Estou muito feliz de estar vivenciando esta experiência. Achei que fosse sentir muita falta de ter a "minha" sala de aula, o que de fato sinto um pouco, mas trabalhar na Sala de Leitura tem me possibilitado a vivência de situações muito diferentes e adoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário